Pré-candidato ao governador, o deputado federal Alceu Moreira pediu licença das funções de presidente estadual do MDB. Em nota publicada nas redes sociais, Alceu diz que tomou a decisão "para que a escolha do nome do candidato emedebista ao governo do Rio Grande do Sul seja feita com transparência, serenidade, lisura e respeito".
A ideia do deputado era oficializar o pedido de afastamento na quinta-feira (3), quando iria se inscrever para disputar a prévia do partido contra o deputado Gabriel Souza. Como a prévia foi suspensa, Alceu esperou mais um dia para protocolar o pedido de licença. Gabriel, que é secretário-geral do MDB, se afastou das funções em 22 de janeiro.
"É evidente que a decisão de suspender as prévias causou descontentamento na militância, mas acato o entendimento dos nossos dirigentes que visam, acima de tudo, a unidade partidária —característica do MDB", escreveu Alceu, no comunicado.
Com o afastamento do presidente, assumirá o comando do MDB no Estado o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, primeiro vice-presidente estadual.
O mandato de Alceu termina em março, quando deve ser realizada uma nova eleição da executiva partidária.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.