O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Descontentes com o cancelamento da prévia que escolheria o candidato do MDB a governador, integrantes da juventude do partido emitiram nota nesta quinta-feira (3) criticando os líderes partidários responsáveis pela suspensão. O documento, intitulado "Nota de repúdio aos caciques do MDB", não cita nenhum correligionário, mas a proposta de suspensão da prévia foi capitaneada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
Na manifestação, a juventude do MDB/RS diz que respeita a história dos líderes partidários, mas "repudia veementemente a forma com que um pequeno grupo denominado pela imprensa de 'líderes históricos' e 'velha guarda' tomou tal atitude".
"Como núcleo de representação da base emedebista, reiteramos nossa indignação com tal decisão e solicitamos ao MDB-RS uma definição em relação à data que a nossa militância, que estava tão mobilizada, poderá novamente sonhar em participar desta importante decisão para o futuro do MDB e do Rio Grande", diz o comunicado.
Nesta semana, o movimento havia decidido, por maioria, declarar apoio ao deputado Gabriel Souza, que enfrentaria Alceu Moreira na disputa. No entanto, a nota é subscrita tanto por simpatizantes de Gabriel quanto de Alceu que integram a juventude.