Na véspera do final do prazo para a inscrição de candidatura, os líderes do MDB do Rio Grande do Sul decidiram suspender as prévias para a escolha do candidato a governador, que estavam marcadas para o dia 19 de fevereiro. Mais cedo, os deputados Alceu Moreira e Gabriel Souza anunciaram que iriam se inscrever na disputa nesta quinta-feira (3), último dia para o registro.
Oficialmente, o partido divulgou que a sugestão de cancelar a disputa partiu dos deputados estaduais e federais, dos ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do ex-senador José Fogaça, e dependeria da aceitação dos pré-candidatos. Na prática, entretanto, o apelo dos correligionários forçou Alceu e Gabriel a desistirem da inscrição.
As justificativas dos caciques emedebistas para adiar a prévia são as "incertezas dos cenários nacional e estadual" e " a unidade partidária". Na mesma nota, o partido diz que "o processo para escolha do nome do MDB ao governo do Estado deverá ser construído através do diálogo".
Internamente, os próceres partidários mostraram desconforto com a elevação da temperatura na sigla com a aproximação das prévias. Além do temor por um racha no MDB, pesaram as resistências aos nomes de Alceu e Gabriel:
— Os caciques deixaram claro que não queriam ambos — disse uma pessoa que acompanhou de perto as conversas nesta quarta-feira.
Na noite desta quarta, Melo e um grupo de deputados estaduais e federais conversaram reservadamente com Alceu e Gabriel, em separado. Nos diálogos, ambos concordaram com o adiamento, mas nenhum deles deu sinal de que pretenda abrir mão de ser o candidato
Um dos protagonistas da proposta de adiamento, Melo diz que a decisão sobre a realização das prévias é dos pré-candidatos:
— Nós fizemos uma proposta, mas existe uma regra estabelecida. Não estamos propondo a suspensão das prévias, apenas que eles não se inscrevam. Mas a decisão é deles.
Em manifestação publicada nas redes sociais, Gabriel afirma que aceitou a sugestão dos correligionários "com humildade", mas avisa que segue na disputa.
"Recebi dos líderes do @mdbrs15 a solicitação de suspensão das prévias, argumentando a unidade partidária e a incerteza do cenário político. Com humildade, acolho o pedido e reafirmo que meu nome permanece à disposição do partido para disputar o governo do Estado", escreveu Gabriel, no Twitter.
Em nota, Alceu Moreira declara que concordou em não se inscrever, mas também segue no páreo. Diz o comunicado:
"Atendendo a um apelo da Comissão de Consenso do MDB, sob o argumento de preservação da unidade partidária, o deputado federal Alceu Moreira concordou em não inscrever seu nome nas prévias nesta quinta-feira (03/02). A proposta foi adotada em conjunto pelos candidatos à disputa partidária. O parlamentar reafirmou que se mantém à disposição do MDB para concorrer ao governo do Estado".
Frustração na base
A decisão do cancelamento das prévias pegou de surpresa diversos líderes e militantes do MDB do Interior, que se preparavam para acompanhar o registro das chapas nesta quinta-feira, no diretório estadual, em Porto Alegre.
Leia a nota divulgada pelo MDB:
"Líderes do MDB gaúcho propõem suspensão das prévias
Após uma série de consultas realizadas nesta quarta-feira (2), as bancadas de deputados federais e estaduais do MDB-RS e os principais líderes do partido, como os ex-governadores Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o ex-senador José Fogaça, entre outros, propuseram aos pré-candidatos a governador do Estado que não realizem suas inscrições nas prévias, cujo prazo final é amanhã.
As justificativas para a proposta de suspensão são as incertezas dos cenários nacional e estadual e em nome da unidade partidária. Se a sugestão for aceita pelos pré-candidatos, não haverá inscritos para a prévia e a mesma não ocorrerá no dia 19 de fevereiro. O processo para escolha do nome do MDB ao governo do Estado deverá ser construído através do diálogo."
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.