O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O secretário de Planejamento de Porto Alegre, Cezar Schirmer, ainda pode entrar na briga pela vaga de candidato a governador do Estado pelo MDB. O prazo para a inscrição na prévia que escolherá o concorrente do partido ao Palácio Piratini termina nesta quinta-feira (3). Até o momento, confirmaram que estarão na disputa o deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Gabriel Souza.
Procurado pela coluna, o secretário disse que terá uma reunião nesta quarta para definir se participará ou não da prévia, mas não contou quem serão os interlocutores. Ele deixou em aberto a possibilidade de se inscrever e afirmou que a decisão será tomada na quinta-feira.
— Amanhã eu falarei sobre isso — prometeu Schirmer.
Caso decida entrar na disputa, Schirmer seria o representante da chamada “velha guarda” do MDB. Amigo há décadas do ex-governador José Ivo Sartori, ele já ocupou diversos cargos pelo MDB, como o de deputado estadual e federal e prefeito de Santa Maria. Em 2020, foi eleito vereador em Porto Alegre com 3,4 mil votos.
Hora marcada
Enquanto Schirmer ainda resolve se disputará a prévia, Alceu e Gabriel já tem hora marcada para a inscrição na prévia. A documentação deve ser entregue na sede do diretório estadual, no centro de Porto Alegre.
O deputado federal registra a inscrição junto de apoiadores, em ato marcado para as 9h30min. Às 11h, será a vez de Gabriel e seus adeptos formalizarem o ingresso na disputa.
Colecionando apoios
Nesta terça-feira (1º), a juventude do MDB se reuniu e aprovou por maioria o apoio a Gabriel Souza, que já presidiu o movimento. "Possui todas as qualificações necessárias que um candidato Emedebista necessita para retomarmos o Palácio Piratini nas eleições deste ano", diz a nota da JMDB/RS.
No mesmo dia, Alceu recebeu apoio da ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva e de correligionários do Vale do Sinos.
Nesta quarta, a vereadora de Porto Alegre Lourdes Sprenger anunciou apoio a Gabriel Souza, seu aliado na defesa da causa animal.
“Com mais de 20 anos de filiação no MDB, é de conhecimento que sou a primeira parlamentar eleita no estado como defensora da Causa Animal. E para ampliar conquistas e a proteção dos animais formei parceria de longa data com o médico veterinário Gabriel Souza, sendo deputado pioneiro do MDB em apoiar nossas reivindicações com aprovações de leis e recursos em prol do bem-estar animal, que seguramente é questão de saúde pública e ambiental” escreveu Lourdes.
Já os vereadores Idenir Cecchim e Pablo Melo sinalizaram ainda na semana passada o apoio a Alceu Moreira. Em carta divulgada aos correligionários nesta manhã, Pablo lembrou do apoio de Alceu para a eleição de Melo à Assembleia, em 2018.
“E o deputado Alceu Moreira deu sua palavra que não mediria esforços para que Melo se tornasse deputado pois acreditava que ele ainda poderia contribuir muito com Porto Alegre e o Rio Grande. Palavras podem ou não se perder ao vento. Alceu cumpriu sua palavra. Hoje, Melo é Prefeito da capital de todos os gaúchos. Mas não teria sido se alguns poucos como Alceu Moreira, não tivessem acreditado e construído junto conosco aquela vitória inusitada e surpreendente (não para nós e Alceu) de 2018”, diz trecho do comunicado.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.