O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Isolado em um hotel de Porto Alegre aguardando o momento de depor no julgamento do caso da Boate Kiss, o ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer foi aplaudido de pé neste sábado (4), durante o congresso estadual do MDB. A homenagem, em tom de desagravo, foi convocada pelo ex-governador José Ivo Sartori, que teve Schirmer como seu secretário da Segurança.
Ao pedir os aplausos, Sartori não mencionou diretamente o julgamento, mas listou os cargos públicos ocupados por Schirmer e disse que o correligionário "poderá ser crucificado" neste momento.
— Olho um exemplo, que poderá ser uma figura de nosso partido que poderá ser crucificado nesse momento. Foi vereador com 19 anos, deputado estadual com 21 anos, foi secretário de Estado, presidente da Assembleia, deputado federal, foi, enfim, tantas coisas na sua vida. Aqui eu quero que o partido, em uma salva de palmas, faça uma homenagem ao Cezar Schirmer — conclamou o ex-governador, amigo de Schirmer desde a década de 1970.
O pedido foi atendido pelos emedebistas, que se levantaram e aplaudiram o político, hoje secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre.
Schirmer era prefeito de Santa Maria na época da tragédia na Kiss, em janeiro de 2013. No julgamento, vai depor apenas como testemunha, e não responde por qualquer irregularidade.
Embora sua imagem tenha sido desgastada no episódio, permanece sendo um dos quadros mais respeitados dentro do MDB gaúcho. Tanto é assim que um grupo de aliados deseja que ele coloque o nome à disposição para concorrer a governador.
Plano apresentado
O congresso estadual do MDB, realizado no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, teve como ponto principal o lançamento da plataforma do partido que vai balizar a formação do plano de governo a ser apresentado em 2022. O documento foi desenvolvido a partir de uma série de encontros regionais com militantes e dirigentes.
Nos discursos durante o evento, deputados e líderes municipais e regionais reforçaram apelos para que José Ivo Sartori volte a concorrer ao Palácio Piratini em 2022. O deputado federal Osmar Terra chegou a dizer que, se entrasse na disputa, Sartori poderia vencer em primeiro turno.
Como o "gringo" dá sinais de que não pretende retomar a cadeira de governador, o mais cotado para ser o candidato do MDB é o presidente do partido, Alceu Moreira. A prévia que definirá o concorrente está marcada para o dia 19 de fevereiro.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.