A reunião do diretório estadual do MDB, na noite de quinta-feira (2), trouxe uma novidade: o ex-vice-governador José Paulo Cairoli, que entrou no partido dizendo que não seria candidato a nada em 2022, admitiu disputar a prévia que escolhera o candidato a governador, marcada para 19 de fevereiro. Os concorrentes podem se inscrever entre 17 de janeiro e 3 de fevereiro.
Cairoli disse à coluna que só entrará na disputa se o ex-governador José Ivo Sartori não quiser ser candidato ou se o presidente do partido, Alceu Moreira, desistir de concorrer.
— Sempre disse que Sartori é o ficha 1. Se ele quiser ser candidato, terá a unanimidade do partido. E o Alceu é o número 2. Se um deles for, não precisamos de prévia.
Com a saída do empresário Roberto Argenta, que insistia em ser candidato, o MDB poderia ter abortado a ideia de prévias, mas o diretório marcou a data porque há resistência em torno de Alceu. O presidente da Assembleia, Gabriel Souza, é outro que deseja a candidatura, mas diz que só entra na disputa se Alceu não for candidato.
A vantagem de Gabriel sobre os demais concorrentes é que, se for ele o candidato, ficaria mais fácil uma aliança com o PSDB. No entanto, o grupo de Sartori quer um candidato para defender o legado dele e não o de Eduardo Leite, ainda que o tucano tenha dado continuidade ao projeto do MDB.
O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior entrou no PSDB com a expectativa de ser candidato a governador, também para defender o governo Leite na campanha.
Cairoli diz que quer ser uma alternativa e explica a mudança de posição:
— Não entrei no MDB para ser candidato e sempre defendi que as prévias fossem dispensadas caso o candidato fosse Sartori ou Alceu. Porém, nos últimos dias um grupo de pessoas sugeriu que eu também colocasse o meu nome como uma alternativa. E a palavra é essa: alternativa. O MDB não fará disputa feroz, para rachar o partido. Temos um legado a defender, um plano de gestão estruturado e bons nomes a oferecer. Seja qual for a decisão, estaremos unidos em 2022.
A intenção inicial do MDB era lançar o candidato no congresso estadual deste sábado (4), mas a falta de consenso em relação a Alceu Moreira levou o partido a marcar uma prévia para ganhar tempo. O encontro será de confraternização e apresentação dos resultados dos debates realizados ao longo dos últimos meses para a construção de um plano de governo.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.