O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul não pretende promover festas e eventos de revéillon abertos ao público. A informação consta em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com prefeitos de todo o país entre os dias 6 e 9 de dezembro, divulgada nesta sexta-feira (10).
Dos 387 gaúchos contatados, 274 (70,8%) informaram que não produzirão eventos abertos ao público. As atividades estão confirmadas em 48 municípios (12,4%), enquanto em 60 (15,5%) a questão está indefinida. Outros cinco (1,3%) não responderam.
Em todo o país, dos 2.662 gestores que responderam ao questionário, 1.723 (64,7%) não pretendem realizar eventos. As festas devem ocorrer em 292 municípios (11%), enquanto em 627 (23,6%) o assunto não foi definido. Ao todo, 20 (0,8%) não responderam à pergunta.
As festividades de revéillon já foram canceladas nas maiores cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, em razão da pandemia. Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo anunciou no dia 1º de dezembro que o evento que estava previsto para a orla do Guaíba não deve mais ocorrer.
O surgimento da variante Ômicron do coronavírus tem despertado preocupação em gestores públicos e profissionais de saúde em todo o mundo e estimulado a retomada de medidas restritivas como cancelamento de eventos, suspensões de voos e retomada de recomendações como distanciamento e uso de máscaras.
Em relação ao Carnaval em 2022, o cenário é semelhante. Na pesquisa da CNM, 66,9% (259) dos municípios gaúchos informaram que não vão organizar eventos públicos no período, enquanto apenas 2,1% (8) estão prevendo a realização da festa e 29,2% (113) ainda não decidiram. Nessa pergunta, 7 (1,8%) não responderam.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.