Um carro oficial da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul foi apreendido na última sexta-feira (10) pela Brigada Militar transportando uma carga de 562 garrafas de vinho de marcas estrangeiras, avaliada em R$ 65 mil. A ocorrência foi registrada como descaminho. A Nissan Frontier era conduzida pelo coordenador regional da Agricultura de Santa Rosa, Felipe Weiler, que foi exonerado do cargo.
A apreensão ocorreu no entroncamento da BR-472 com a RS-344, em Santa Rosa, local conhecido como "Trevo do Porco". O veículo vinha de Porto Lucena, na fronteira com a Argentina. Weiler e uma pessoa que lhe acompanhava foram detidos durante a abordagem. Ambos foram liberados após a apreensão da carga e do carro oficial, e responderão judicialmente.
Em nota, a Secretaria da Agricultura afirma que "foi surpreendida" com o caso e que Weiler, que ocupava cargo comissionado, foi exonerado imediatamente. A pasta também informou que abrirá sindicância para apurar o uso indevido do veículo e "demais infrações funcionais".
A coluna fez contato com Weiler, que não quis se manifestar sobre o caso. Ele é filiado ao PP, mesmo partido da deputada Silvana Covatti, titular da secretaria. Weiler foi presidente do PP de Santa Rosa entre 2017 e 2019 e, atualmente, é tesoureiro do diretório municipal.
Também em nota, a Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) fez questão de salientar que o funcionário envolvido no caso era ocupante de cargo comissionado, e não servidor de carreira.
"A diretoria da Afagro ressalta que essas situações mostram a importância da estabilidade do servidor público concursado, já que os cargos comissionados são ocupados por pessoas que têm indicação política e nem sempre possuem a capacitação e formação para exercer as atividades para as quais foram designados", diz a entidade.
Leia a nota da Secretaria da Agricultura:
"A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) foi surpreendida com a lavratura do boletim de ocorrência nº 7088/2021, pela Polícia Civil, onde consta como indiciado o servidor que exerce o cargo em comissão de Coordenador Regional da Agricultura, no município de Santa Rosa. Segundo o BO do dia 10 de setembro, ele transportava em veículo oficial, de placa IUT 3962, uma carga de 562 garrafas de vinho estrangeiro, conforme registro da Brigada Militar.
Em face dos fatos serem incontestáveis, de pronto, foi determinada a exoneração do servidor que será publicada hoje ainda em edição extra do Diário Oficial do Estado.
A SEAPDR informa que, independentemente da exoneração pela Casa Civil, abrirá procedimento de sindicância para apurar o uso indevido do veículo e demais infrações funcionais.
A Secretaria afirma ainda que não chancela, de forma nenhuma, este tipo de postura de seus servidores, sendo a gestão da SEAPDR pautada por transparência e correta aplicação dos recursos públicos, não compactuando com nenhum desvio de conduta e ilegalidade. "
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.