O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Dos três representantes do Rio Grande do Sul no Senado, apenas um tomou posição sobre a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de Luis Carlos Heinze (PP), aliado fiel do presidente Jair Bolsonaro, que já declarou voto a favor de Mendonça.
— O André Mendonça é uma pessoa preparada, alinhada com o presidente Bolsonaro, tem interlocução com ministros do STF, chefiou a AGU de forma muito competente e chegou assumir a Pasta da Justiça — avalia Heinze.
Os outros dois senadores gaúchos ainda não definiram o voto. Lasier Martins (Podemos) afirmou que deve aguardar a sabatina de Mendonça no Senado, prevista para setembro. Paulo Paim (PT), por sua vez, deve seguir a posição da bancada de seu partido, que ainda não está decidida.
A indicação de André Mendonça foi oficializada há duas semanas. Para que seja confirmado no Supremo na vaga de Marco Aurélio Mello, ele precisa de ao menos 41 votos favoráveis entre os 81 senadores.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.