Dois gaúchos integram a lista que a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) apresentará ao presidente Jair Bolsonaro como sugestões para a vaga de André Mendonça no comando da Advocacia-Geral da União (AGU). Mendonça foi apontado pelo presidente para ocupar cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).
Um dos indicados para a AGU é o porto-alegrense Ricardo Wey Rodrigues, 39 anos, advogado da União. Um jovem brilhante que estudou no Colégio Tiradentes, por ser filho de um policial militar, passou no primeiro vestibular na UFRGS e foi aprovado no concurso da AGU logo depois de formado.
Rodrigues é especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC de Minas Gerais e faz mestrado em Filosofia do Direito na Universidade de Lisboa.
O outro gaúcho é Lademir Gomes da Rocha, de 53 anos, natural de Rolante e procurador do Banco Central, atual presidente da Anafe. Ele é mestre e doutor em Direito pela UFRGS, foi procurador-regional do Banco Central no RS e atuou como conselheiro do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios.
Foram indicados ainda Aldemario Araujo Castro, procurador da Fazenda Nacional, e Marcelo de Siqueira Freitas, procurador federal. Os quatro foram os mais votados em suas carreiras.
O cargo de advogado-geral da União é de livre nomeação do presidente, e nada indica que Bolsonaro venha a aceitar uma das sugestões.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.