A partir de quinta-feira (1º), a passagem dos ônibus urbanos de Esteio, que custa R$ 4,20, cairá para R$ 3,95. Como se explica o milagre, se todos os insumos aumentaram além da inflação nos últimos meses e o número de passageiros caiu? O prefeito Leonardo Pascoal (PP) diz que a redução será possível pela combinação de uma série de medidas adotadas pela prefeitura, em acordo com o Consórcio TEU e os rodoviários.
— Após um 2020 com o sistema apresentando prejuízo superior a R$ 3 milhões e com queda de 60% no número de usuários pagantes, seria impossível falar em diminuição de valor sem medidas fortes de gestão. Assim, conseguiremos manter uma tarifa atrativa para os usuários sem precarizar o serviço — diz Pascoal.
Os rodoviários concordaram em abrir mão de benefícios como os 15% que recebiam a título de “adicional de cobrança” desde a extinção da função de cobrador, aprovada antes de Pascoal se tornar prefeito.
Uma das medidas foi aumentar a vida útil dos ônibus, de 10 para 12 anos. A retirada desse custo de depreciação da frota teve um impacto direto na tarifa, com corte de 5%. A prefeitura também extinguiu a Taxa de Gerenciamento do Transporte, que equivale a 1% da receita bruta mensal e passou a pagar 100% pela passagem dos professores municipais, que já viajavam de graça, mas a 50% do valor era diluído no cálculo da tarifa e bancado pelos passageiros pagantes.
Os professores de escolas estaduais e particulares seguirão pagando 50% do valor. As demais gratuidades serão fiscalizadas com rigor, para evitar fraudes.
Como as medidas não seriam suficientes para garantir a redução da tarifa, Pascoal concordou em manter o subsídio de R$ 0,68 por passageiro. Esse valor deverá ser reduzido quando o aumento do número de passageiros equilibrar a operação, que ficou prejudicada no período em que o município reduziu as atividades econômicas por causa da pandemia.
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