Ao mesmo tempo em que estimula a candidatura do prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, a governador ou a vice, o presidente estadual do PL, deputado Giovani Cherini, flerta com políticos de outros partidos. Em um evento que reuniu líderes do PL da Região Metropolitana, Cherini manifestou o desejo de ter o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP) como candidato a governador em 2022.
Pascoal disse que não cogita deixar o PP e devolveu o convite ao PL para que os dois partidos se aliem, tendo como candidato ao Piratini o senador Luis Carlos Heinze. No PP, Pascoal é considerado um dos líderes mais promissores, mas seria o nome para 2026, já que, para concorrer no próximo ano, teria de abandonar a prefeitura de Esteio 15 meses depois de ter assumido o segundo mandato, para o qual foi eleito com uma das maiores votações percentuais da história do Rio Grande do Sul.
Em São Gabriel, o presidente do PL, Cilon Lisoski, dá como certa a candidatura de Rossano Gonçalves — também reeleito em 2020 — a governador ou a vice. Nesta sexta-feira (18), Cilon tratou do assunto com assessores de Cherini que estiveram em visita a São Gabriel, e está convencido de que o deputado apoia essa alternativa.
Reforço para o PSD
Com discrição e sem uma cerimônia formal em função da pandemia, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e o ex-prefeito Luciano Azevedo filiaram-se nesta sexta-feira (18) ao Partido Social Democrático (PSD).
O PSD tem como meta eleger três deputados federais e cinco deputados estaduais na eleição de 2022. Hoje, tem apenas um deputado federal (Danrlei) e um estadual (Gaúcho da Geral), mas deve crescer em março do próximo ano, na janela que permite a troca de partido sem risco de perder o mandato por infidelidade.
Pedro e Luciano haviam anunciado no início do mês a desfiliação do PSB, por não concordarem com os movimentos do partido, que indicavam tendência de guinada à esquerda, confirmada agora com a filiação de Flávio Dino (ex-PCdoB) e Marcelo Freixo (ex-PSOL). A prefeitura de Passo Fundo, na carona da popularidade de Luciano, foi a principal conquista do PSB na eleição de 2020.