Após um hiato de três anos, o ex-prefeito de Mariana Pimentel Paulo Ziulkoski está de volta à presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidade que ajudou a criar. O político de 75 anos já cumpriu sete mandatos à frente da CNM, entre 1997 e 2018, e voltou à presidência nesta segunda-feira (31), após concorrer em chapa única em eleição realizada em março.
Presidente de honra da CNM, Ziulkoski foi prefeito por duas gestões (1993-1996 e 2001-2004) e consolidou-se como líder municipalista. Ziulkoski substitui o também gaúcho Glademir Aroldi, ex-prefeito de Saldanha Marinho, e presidirá a organização até 2024.
Na cerimônia de posse, Ziulkoski prestou homenagem às mais de 460 mil vítimas da covid-19 no país e relembrou avanços conquistados pelos prefeitos, como as melhorias promovidas no pacto federativo, o aumento das verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as Marchas a Brasília em Defesa dos Municípios.
Para o futuro, um dos planos é lutar pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que tramita no Congresso que proíbe a criação de atribuições sem indicar fonte para pagá-las.
— Vamos enfrentar esta luta, temos ânimo e vontade de tocar esse trabalho. Esse é o compromisso de nossa liderança. Quando há comprometimento, quando estamos engajados em uma luta, nós conseguimos — afirmou.
No mesmo ato, o presidente da Famurs, Maneco Hassen (PT), ex-prefeito de Taquari, passou a integrar a diretoria da CNM, no Conselho de Representantes Regionais.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.