Mais de mil municípios brasileiros relataram a falta de vacina para imunizar a população contra a covid-19 nesta semana, em pesquisa realizada nesta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dos 2.781 gestores que responderam ao questionamento da entidade, 1.002 informaram que sofrem com a carência de imunizantes.
Dentre os municípios que declararam enfrentar o problema, a falta de vacinas para a segunda dose atingiu 795 (79,3%). Já 400 cidades (39,9%) não conseguiram aplicar a primeira dose no grupo prioritário. Na semana passada, 1.142 prefeituras relataram a falta de imunizantes para a segunda dose e 322 para a primeira.
Em 87,9 % dos casos, a vacina que faltou foi a CoronaVac, produzida pelo Butantan. Em 11,5%, foi a vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. 0,7% não especificou qual de qual vacina precisa.
A pesquisa também aponta que 75,3% dos municípios pesquisados já iniciou a vacinação de grávidas e puérperas. No entanto, em decorrência da recomendação da Anvisa e do Ministério da Saúde, 34,3% afirmaram que interromperam a imunização desse público.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.