
Antes mesmo de se formalizar a fusão entre PSDB e Podemos, os vereadores do partido na Câmara de Porto Alegre protocolaram nesta segunda-feira (12) na mesa diretora o requerimento de criação de um bloco partidário. O documento foi entregue à presidente da Câmara, Comandante Nádia, durante a sessão plenária.
Passam a compor o bloco os três vereadores do PSDB — Gilson Padeiro, Marcelo Bernardi e Moisés Barboza — e os dois vereadores do Podemos — Giovane Byl e Hamilton Sossmeier. Os cinco também formam o maior bloco de apoio ao prefeito Sebastião Melo, o que pode abrir caminho para a redefinição dos cargos ocupados na administração.
— Estamos alinhados e queremos atuar em conjunto. Através dessa composição formaremos uma das maiores bancadas do Legislativo da Capital, com cinco vereadores, para defender valores comuns, na defesa dos porto-alegrenses, da democracia e da boa política — disse Moisés, que é presidente da executiva municipal do PSDB.
Além da força política de representatividade, a criação do bloco abre mais espaços de participações nas atividades no parlamento, como comissões especiais. Na Comissão do Plano Diretor, por exemplo, o novo bloco deve contar com duas vagas.