O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Mantendo a promessa feita no final do ano passado, o governador Eduardo Leite anunciou nesta terça-feira (9) aos deputados estaduais que vai enviar novamente ao Legislativo uma proposta de reforma tributária. Da tribuna da Assembleia, onde discursou por 31 minutos para apresentar a mensagem do governo na abertura do ano legislativo, Leite disse que o objetivo da reforma é ampliar a competitividade do RS:
— Competitividade não se resume apenas em pagar menos impostos, mas em termos um Estado com maior infraestrutura e segurança, por exemplo, temas que dependem da capacidade fiscal — afirmou o governador.
Em 2020, o Piratini propôs alteração no sistema de cobrança de impostos, mas não obteve apoio na Assembleia e conseguiu aprovar a apenas a prorrogação das alíquotas de ICMS por um ano.
No pronunciamento, o governador também elencou como prioridade para 2021 a adesão ao regime de recuperação fiscal, pleiteada desde 2017. Antes, fez uma retrospectiva das reformas promovidas nos dois primeiros anos de governo e dos resultados obtidos. Leite lembrou que o Estado teve um déficit seis vezes menor em 2020, e que o gasto com pessoal e o déficit previdenciário caíram no ano passado, depois de décadas a fio de crescimento.
— Nossa administração, para colocar salários e fornecedores em dia, não acumulou passivos. Ao contrário, está reduzindo passivos herdados que foram constituídos por desequilíbrios fiscais do passado.
Depois do discurso de Leite, o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, convocou os deputados para a primeira sessão deliberativa do ano, marcada para 23 de fevereiro.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.