Em virtude da pandemia do coronavírus, a Assembleia Legislativa deve realizar a primeira sessão deliberativa à distância na próxima quinta-feira (2). Os deputados vão discutir e votar os projetos em pauta por meio de videoconferência.
A reunião de líderes, também virtual, marcada para esta terça-feira (31), baterá o martelo sobre o horário da sessão.
Serão votados dois projetos do governo do Estado que autorizam contratações emergenciais para o IPE Saúde e o IPE Prev e um lote de decretos de calamidade pública enviados pelos municípios.
Os outros quatro projetos de reestruturação do IPE que o governo do Estado encaminhou não foram avaliadoss como de interesse público pela Mesa Diretora e tiveram a tramitação suspensa até a retomada da normalidade .
Secretários deixam reunião
A reunião virtual realizada nesta segunda-feira (30), como teste para a sessão deliberativa, foi idealizada como um fórum de diálogo entre os deputados e quatro secretários sobre o combate à pandemia no Estado. No entanto, a participação dos secretários foi abortada com a convocação do governador Eduardo Leite para uma de reunião no gabinete de crise da covid-19.
A única a responder parte dos questionamentos dos deputados foi a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Também participavam os titulares do Planejamento, Leany Lemos, de Governança, Claudio Gastal, e da Casa Civil, Otomar Vivian.
Enquanto os secretários se despediam, o líder do PT, Luiz Fernando Mainardi, evidenciou o constrangimento:
"Parece q estamos atrapalhando o governo”, alfinetou Mainardi, no chat que acompanhava a conferência.