Deputada estadual eleita pelo PSB e ligada à Igreja Internacional da Graça de Deus, Franciane Bayer está em busca de apoio para que o governador Eduardo Leite vete projeto que libera o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. Nesta sexta-feira, a eleita esteve com o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, autor da proposta que proibiu o consumo, em 2008.
— Estamos aqui debatendo sobre isso e pedindo ao governador que vete, que a sociedade possa ser ouvida, e que possamos garantir as famílias nos estádios — disse Miki.
Para o prefeito, a proposta de Gilmar Sossella que libera o álcool nos estádios foi votada no "apagar das luzes" no dia 18 de dezembro, última sessão do ano na Assembleia.
Franciane busca também o apoio do Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil e Simers na causa. Na próxima semana, participará reuniões com essas entidades e com a Federação Gaúcha de Futebol e presidentes de clubes. Gremista, a eleita também marcou um encontro com Leite para tentar sensibilizá-lo:
— Vejo como retrocesso. A proibição trouxe redução da violência e levou as famílias aos estádios.
Eduardo Leite buscará, durante a próxima semana, opiniões de pessoas envolvidas com a questão da venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol do Estado, antes de decidir se sanciona ou veta o projeto de lei sobre o tema.
Segundo uma pessoa próxima ao governador, Leite espera resolver o assunto na semana que vem, após ouvir as opiniões de representantes de órgãos de segurança pública e do Ministério Público. Tanto a Brigada Militar quanto o MP já se manifestaram contrários à liberação.