Os partidos aliados do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) começaram a indicar técnicos para 14 áreas temáticas organizadas pela equipe de transição do tucano. Um ofício encaminhado pelo PSDB na semana passada pedia aos dirigentes das legendas que indicassem no máximo três pessoas para cada setor.
Os escolhidos participarão de um encontro na Procergs, em Porto Alegre, no dia 15 de novembro, das 9h às 12h. O prazo para indicação é até o dia 14. Além de PSDB, faziam parte da coligação PTB, PRB, PPS, PHS, REDE e PP — alguns já estão com a lista pronta, outros ainda estão montando-a.
As áreas temáticas, que não necessariamente virarão secretarias, foram separadas assim, de acordo com documento enviado aos partidos:
MESA 1 - Agricultura, Cooperativismo e Agricultura Familiar
MESA 2 - Logística e Infraestrutura (com Minas e Energia)
MESA 3 - Indústria, Comércio e Serviços
MESA 4 - Habitação e Saneamento
MESA 5 - Meio Ambiente
MESA 6 - Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento
MESA 7 - Saúde
MESA 8 - Educação
MESA 9 - Segurança
MESA 10 - Cultura e Turismo
MESA 11 - Esporte e Lazer
MESA 12 - Desenvolvimento Social, Proteção, Emprego e Renda
MESA 13 - Finanças Públicas
MESA 14 - Gestão, Estrutura Administrativa, Patrimônio, Contratos e Convênios
Apenas partidos aliados participarão da reunião que ocorrerá no dia 15 na Procergs — integrantes do atual governo não foram chamados. A intenção, segundo o coordenador da transição, Lucas Redecker, é discutir nessas mesas, compostas por no máximo 15 pessoas, a estratégia para colocar em prática o que já foi proposto no plano de governo de Eduardo Leite. Não serão debatidos assuntos e projetos que não estavam previstos durante a eleição.