A frase "o gringo tá certo" será repetida à exaustão durante a propaganda eleitoral de José Ivo Sartori (MDB) no rádio e na TV. Os dois blocos diários de programas dos candidatos ao governo começam nesta sexta-feira (31), e o horário eleitoral dos postulantes à Presidência começam neste sábado (1º), com 25 minutos cada.
A coluna teve acesso à propaganda de Sartori que irá ao ar amanhã. Além da pretensão de mostrar o esforço para conter os gastos públicos, a equipe do governador decidiu também alfinetar os outros candidatos com recortes de manchetes veiculadas em sites de notícias. Ao mesmo tempo em que Julio Flores (PSTU), Jairo Jorge (PDT), Roberto Robaina (PSOL), Mateus Bandeira (Novo) e Miguel Rossetto (PT) apareciam, o jingle dizia: "Ninguém sabe direito o que é velho ou novidade, quem fala qualquer coisa e quem fala a verdade".
Embora boa parte da população desconheça o conteúdo e para que serve a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, Sartori quis mostrar no vídeo que propôs a regra aprovada na Assembleia em 2015. A PEC consistia em estabelecer um freio no crescimento de despesas sem previsão de aumento de receita, assim como a Lei de Responsabilidade Federal.
O regime de recuperação fiscal, que possibilita ao Rio Grande do Sul a contratação de empréstimos e a carência da dívida por no máximo seis anos, também esteve na propaganda. A campanha criticou os deputados que barraram a possibilidade de plebiscito para privatização de estatais, medida exigida pela União para que o Estado possa aderir ao regime.
"A gente tava de joelhos e agora vai ficar de pé", diz o jingle. Sartori repetiu isso ao fim da propaganda, que tem três minutos e 18 segundos.