Correção: o candidato Jairo Jorge terá 103 inserções em rádio e TV, e não 300 como publicado entre as 23h24min de 21 de agosto e 14h23min de 22 de agosto de 2018. O texto do gráfico já foi corrigido.
José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) terão os maiores tempos na propaganda eleitoral de rádio e TV que começa no dia 31 de agosto. Os números oficiais foram divulgados no início da noite desta terça-feira (21) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Projeção feita por ZH no final de junho já indicava vantagem do emedebista e do tucano.
Com nove partidos na aliança, Sartori terá 3min18s, mais de um terço do tempo total destinado à disputa ao Piratini. O emedebista também terá o maior número de inserções ao longo da programação: 361 no primeiro turno (veja quadro abaixo).
O tucano vem logo atrás, com 2min45s. Leite foi turbinado no prazo final das convenções com a adesão do PP à candidatura, o que lhe garantiu quase 40 segundos a mais. Miguel Rossetto (PT) também foi beneficiado com a chegada tardia de um aliado, o PCdoB, e ganhou mais nove segundos, ficando com 1min27s. Jairo Jorge (PDT) montou palanque bem mais robusto, ocupado por sete legendas, mas, mesmo assim, ficou no grupo dos que terão menos de um minuto no rádio e na TV. O pedetista terá 56 segundos, tempo três vezes menor do que o destinado a Sartori e menos da metade de Leite.
Os demais postulantes ao governo do Estado ficaram bem abaixo. Roberto Robaina (PSOL) lidera o pelotão, com somente 11s de propaganda. Na rabeira da fila estão Júlio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo) e Paulo Medeiros (PCO), cada um com seis segundos.
A propaganda na televisão será transmitida das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min. No rádio, o horário de veiculação é das 7h às 7h25min e das 12h às 12h25min. Serão nove minutos para candidato a governador, nove minutos para deputado estadual e cinco minutos para senador.
Às terças, quintas-feiras e sábados, a propaganda será para presidente (12min30s) e para deputado federal (12min30s).