Ao lado de José Fortunati, o deputado constituinte Hermes Zaneti foi lançado pré-candidato ao governo do Estado nesta quinta-feira (17) por um grupo de filiados do PSB. O Movimento "Levanta, Rio Grande", composto por líderes do legenda e integrantes suprapartidários, foi o organizador do lançamento da candidatura no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre.
O ato contraria a direção do partido. Os caciques avaliam que, na disputa majoritária ao Palácio Piratini, a melhor saída é apoiar candidato aliado na eleição de outubro. Tudo indica que o PSB fechará coligação com José Ivo Sartori, da mesma forma que ocorreu em 2014. As dúvidas agora pairam sobre o nome do PSB para uma das vagas ao Senado. Fortunati e Beto Albuquerque disputam o posto. A tendência é de que a chapa fique completa com a indicação emedebista de Germano Rigotto para o Senado.
O lançamento de Hermes Zaneti também perde força devido à saída de Joaquim Barbosa da disputa eleitoral ao Palácio do Planalto. A candidatura própria do PSB poderia oferecer palanque maior ao ex-presidente do STF no Estado. Além de deputado constituinte, Zaneti é advogado, cientista político, professor e ex-presidente do Cpers.