OBRA PARADA - Um ano e meio depois de ter anunciado o início das obras de sua fábrica em Guaíba, a empresa Foton apresentou na sexta-feira o primeiro caminhão produzido no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na linha de montagem temporária da companhia, em Caxias do Sul, já que as obras em Guaíba estão paradas aguardando recursos do BNDES para andar.
TEST-DRIVE - Além de acompanhar o lançamento, o governador José Ivo Sartori decidiu fazer um test-drive do caminhão, considerado um modelo leve, da linha urbana.
– Começa apenas com um caminhão, mas é o início de um grande processo, com grandes desafios – discursou Sartori.
GOVERNOS - A tentativa de trazer a Foton para o Estado iniciou-se no governo Yeda Crusius, mas foi no governo Tarso Genro que a empresa confirmou a instalação no RS. A fábrica está sendo construída em parte da área onde funcionaria a Ford, que resolveu não investir no RS e se fixou na Bahia, em 1999.
LOA NA ASSEMBLEIA - Está aberto à população o período para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) na Assembleia. O prazo termina no dia 11 de outubro. O relator da LOA deve ser escolhido na primeira quinta-feira depois da eleição. O plenário votará o orçamento para 2017 no dia 22 ou 29 de novembro.
O CHAMADO - O secretário da Agricultura, Ernani Polo, pediu afastamento do cargo para atuar na campanha eleitoral de seus aliados. Ele assume, assim, sua cadeira de deputado na Assembleia até a eleição. Márcio Biolchi, da Casa Civil, e Giovani Feltes, da Fazenda, também estão fora temporariamente.
ERRAMOS -Ao contrário do que a coluna publicou na sexta-feira, o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, não participará da missão à Europa organizada pelo governo do Estado. Quem vai, na verdade, é o secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo.