
Os cardeais brasileiros que participarão do conclave para escolher o sucessor do papa Francisco deixaram na tarde desta terça-feira (6) o Pontifício Colégio Pio Brasileiro e chegaram, residência dos religiosos brasileiros em Roma, e cpara a Casa Santa Marta, no Vaticano, onde ficarão isolados até o fim da votação.
Diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida e da bandeira do Brasil, os religiosos rezaram e cantaram nas escadarias do Colégio Pio antes da partida.
Estavam presentes dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus; dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB; dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador; e dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida — que, por ter mais de 80 anos, não poderá votar no conclave. O cardeal João Braz de Aviz não estava presente, pois já mora em Roma.
Diante do grande número de cardeais, a Santa Sé solicitou que os religiosos entrem na Casa Santa Marta até, no máximo, na manhã de quarta-feira (7), dia que inicia oficialmente o conclave. Não há prazo de duração.