O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Porto Alegre quer se tornar uma Cidade Criativa da Unesco no setor de gastronomia. O município está em processo de preparação para a candidatura e realizou, na segunda-feira (9), reunião de mapeamento do ecossistema gastronômico da cidade para pleitear o selo mundial.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o setor criativo e gastronômico da cidade hoje corresponde a um contingente de 87 mil empresas.
O Sebrae e a Unisinos também participaram da reunião, que buscou identificar vocações, refletir sobre as tradições culturais, o contexto da gastronomia e os aspectos relevantes para desenvolvimento sustentável deste setor.
— Gastronomia tem alto impacto na cidade, sob vários aspectos, além de uma representação identitária relevante. Temos produção de vinho, cerveja artesanal, cozinha autoral, experiências urbanas e rurais, além do churrasco e do chimarrão — afirmou a secretária da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.
Redes Criativas da Unesco
A iniciativa da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante em seu desenvolvimento urbano, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
No Brasil, há 14 cidades na Rede de Cidades Criativas da Unesco. No segmento da gastronomia, o qual Porto Alegre quer pleitear o selo, estão Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG). Já na categoria design, estão Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Na música, Salvador (BA) e Recife (PE). O artesanato e arte popular fica com João Pessoa (PB). No cinema, Santos (SP) e Penedo (RJ). A literatura ficou com o Rio de Janeiro (RJ) e as artes midiáticas, com Campina Grande (PB).
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