O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O Itamaraty publicou nota na manhã desta segunda-feira (29) em que saúda o caráter pacífico das eleições de domingo (28) na Venezuela e diz que, a partir de agora, acompanha com atenção o processo de apuração.
Contudo, o governo brasileiro não parabenizou Nicolás Maduro na nota, protocolo que normalmente é feito em pronunciamentos oficiais após pleitos eleitorais.
Na nota, o Ministério das Relações Exteriores afirma que aguarda a publicação dos documentos da votação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão que apura os votos na Venezuela. Segundo o Itamaraty, isso é um "passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito".
O CNE anunciou na madrugada desta segunda que Nicolás Maduro venceu a disputa, contudo, os números foram contestados pela oposição. Em segundo lugar, ficou o diplomata Edmundo Gonzáles, que disputou sua primeira eleição.
Veja a nota do Itamaraty
"O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.
Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.
Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito."
Leia aqui outras colunas.