Muda o lugar, mas os descansos presidenciais seguem rendendo boas imagens. Seja pelas praias paradisíacas, seja porque os chefes de Estado costumam estar mais, digamos, descontraídos.
A partir desta terça-feira, Lula e Janja estarão na Restinga do Marambaia, onde irão passar o Réveillon. O local, no litoral sul do Rio de Janeiro, é administrado pelas Forças Armadas e, por isso, tem várias praias de acesso restrito.
A área específica onde o casal presidencial ficará hospedado é administrado pela Marinha. Lá fica o Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (Cadim), dedicado à preparação dos fuzileiros navais.
O local, que já serviu de cenário para novelas como "Guerra dos Sexos" e "Kubanacan", da TV Globo, abriga remanescentes de uma comunidade quilombola. No século XIX, havia na região uma fazenda utilizada como entreposto do tráfico negreiro.
O Cadim é o único local no Rio de Janeiro onde navios, aeronaves e veículos militares podem fazer uso de armamento real para adestramento. Ali perto, em Itaguaí, fica a base dos submarinos brasileiros - e berço do projeto de embarcação nuclear.
Michel Temer, Jair Bolsonaro e Fernando Henrique Cardoso também descansaram em Marambaia.
Outro local escolhido pelos presidentes para seus momentos de folga é a praia de Inema, uma área privativa também da Marinha (Base Naval de Aratu), em Salvador (BA).
Em 2010, uma imagem ficou famosa quando Lula, já no segundo mandato, foi flagrado carregando um isopor na cabeça. Dilma Rousseff passeou de lancha em 2015 pela região da base.
Em 2019, Bolsonaro passou o fim de ano no local. À época, sua assessoria exibiu um vídeo no qual o então presidente aparecia segurando um peixe da espécie Tambaqui de 18 quilos que havia pescado. O ex-presidente também esteve em Aratu, antes mesmo da posse, no final de 2018. Naquele período, uma foto sua colocando roupas para lavar em uma máquina também chamou a atenção.