Há movimentações no Legislativo e no meio diplomático brasileiro em reação aos ataques racistas contra o jogador Vinícius Jr., do Real Madrid.
A deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS) protocolou, nesta segunda-feira (22), uma moção de solidariedade ao atleta. O instrumento segue para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
"Infelizmente, esses ataques têm se tornado frequentes contra o atleta e contam com a completa passividade das autoridades espanholas", diz a deputada, na peça.
No domingo (21), o jogador do Real Madrid foi vítima de ações criminosas provenientes da torcida do Valencia, durante partida pelo Campeonato Espanhol. Só na atual temporada foram feitas oito reclamações à Justiça espanhola de casos de racismo contra o atleta.
Na peça, a deputada federal gaúcha lembra que, em abril, Brasil e Espanha firmaram acordo de cooperação para investimentos em políticas de combate ao racismo, incluindo no esporte.
Nesta segunda-feira (22), o Itamaraty decidiu convocar a embaixadora da Espanha em Brasília para explicar a situação. Na diplomacia, essa é uma prática que demonstra desconforto. Mar Fernández-Palacios deve tratar do caso com a Secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luisa Escorel.