Com quase 200 mil votos, Fernanda Melchionna foi reeleita deputada federal, na noite deste domingo (2), pelo Rio Grande do Sul. A candidata do PSOL conquistou 199.894 votos. Na lista dos eleitos, Fernanda ocupa o quarto lugar, atrás de Tenente Coronel Zucco (Republicanos), Marcel van Hattem (Novo) e Paulo Pimenta (PT).
Nesta noite, Fernanda se disse orgulhosa do feito e afirmou que já tem definido qual a primeira meta, que pretende colocar em prática já nesta segunda-feira (3):
— Estou muito orgulhosa pela reeleição, pela confiança que os gaúchos e gaúchas depositaram em mim novamente. A nossa primeira missão é derrotar o Bolsonaro no segundo turno. É importante para que nosso país tenha mais força, nosso povo tenha mais qualidade de vida. Precisamos derrotar este governo criminoso, e já vamos começar esta luta amanhã.
Entre as pautas para o próximo mandato, Melchionna destaca o projeto que prevê taxar grandes fortunas no país e que visa penalizar empresas que paguem salários desiguais para homens e mulheres que desempenham as mesmas funções, além do combate à fome.
Na comparação com 2018, a parlamentar ampliou o número de votos adquiridos. Há quatro anos, ela fez 114.302 votos e ficou em oitavo lugar na lista para deputados federais — a primeira mulher da lista.
Melchionna se graduou em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde teve participação ativa na militância no movimento estudantil. Ela foi também vereadora em Porto Alegre.