Quem acompanha a coluna tem observado como o Chile vem se destacando na corrida pela imunização contra a covid-19, estando, desde o início, muito à frente em relação aos vizinhos da América do Sul. Nesta quinta-feira (11), o gráfico gerado pela Universidade de Oxford surpreende ao mostrar que o país sul-americano superou os Estados Unidos na proporção de cidadãos imunizados.
Proporcionalmente, o Chile aplicou 29,93 doses para cada cem habitantes. Os Estados Unidos, administraram 28,92 doses para cem habitantes.
A aceleração chilena já era perceptível em outro gráfico, que mostra a média dos últimos sete dias. O país sul-americano registra 1,3 dose aplicada para cada cem habitantes. Por essa perspectiva, é líder global, superando até Israel (1,04 dose por cem pessoas), que fica em segundo. Nesse gráfico, os Estados Unidos aparecem em terceiro, com 0,54 dose para cem pessoas. O Brasil registra 0,17 dose por cem habitantes na média dos sete dias.
No acumulado, o Brasil tem 5,53 doses por cem habitantes, sendo o segundo colocado na América Latina, região onde a vacinação segue lenta - com exceção, claro, do Chile.