No primeiro dia da campanha de vacinação contra a covid-19, na segunda-feira (1º) o Uruguai vacinou, proporcionalmente, mais pessoas do que Porto Alegre e do que o Rio Grande do Sul no mesmo período.
Conforme dados disponibilizados pelo ranking de Oxford, o país vizinho aplicou 0,48 dose por cem habitantes. No primeiro dia da vacinação na capital gaúcha, o índice chegou a 0,41 dose por cem habitantes, conforme o painel de vacinação da prefeitura de Porto Alegre. No Estado, no segundo dia de vacinação (o primeiro ficou apenas concentrado na Capital), a marca chegou a 0,30 dose por cem habitantes, segundo o painel Covid-19 no Brasil, que extrai e consolida os dados diariamente da Secretaria Estadual da Saúde.
Se olharmos os dados por país, pelo ranking da Universidade de Oxford, o Uruguai registra em sete dias índice superior a todas as nações da América Latina e Caribe em sete dias. Mais até do que o Chile, que aplicou 0,36 dose por cem habitantes no período. A Argentina, que começou lentamente a campanha, agora, se iguala ao Brasil - 0,1 dose por cem habitantes.
A vacinação no Uruguai começou a pleno vapor com valores cinco vezes maior do que a média de Brasil, Argentina e México.
Com relação a dados acumulados, o Chile ainda lidera - com 18,26% da população imunizada. O Brasil aparece em segundo lugar, com 3,98%. A Argentina melhorou: 2,32%. Mas Costa Rica e Panamá superam os hermanos do Mercosul - 2,94% para os primeiros, e 2,65% para os segundos.
No ranking global, Israel subiu para 94,88%, e Emirados Árabes Unidos elevou a imunização da população a 60,95%. Turquia começa a se destacar no ranking, atingindo 10,4% da população.