A briga entre o Planalto e os governadores sobre a reação à covid-19, a saída de dois ministros da Saúde no meio da maior pandemia em um século, as dúvidas sobre a transparência dos dados no país. Tudo isso alimentou a tríplice crise brasileira (de saúde, econômica e política) e impactou na percepção dos cidadãos sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro diante do coronavírus.
O Brasil é o país onde a população acha que o governo lida pior com a pandemia, segundo uma pesquisa anual realizada pela empresa alemã Dalia Research, em parceria com a Fundação Aliança para as Democracias. O estudo mediu em 53 países como os cidadãos avaliam a eficácia dos seus respectivos governos. Dos entrevistados, apenas 34% consideram boa a resposta brasileira. A média global ficou em 70%.
A pesquisa também mediu a avaliação das pessoas quanto ao nível das medidas de restrição de circulação impostas pelos governos: no Brasil, 60% dos entrevistados consideram que o país não fez o suficiente. Outros 24% avaliaram as medidas como boas, enquanto 11% acham que o governo exagera.
Os países onde a população tem pior imagem da gestão do governo foram exatamente aqueles bastante afetados pela pandemia: além de Brasil, figuram no final do ranking Chile, França e Espanha. No topo do ranking estão China, Vietnã, Grécia, Malásia, Irlanda e Taiwan. Há disparidades entre o sucesso das medidas e a percepção da população, como o Japão, exemplo de contensão do vírus, que ficou em 49 lugar na avaliação da população.
No total, 124 mil pessoas responderam às questões por meio de sites e aplicativos entre 20 de abril e 3 de junho. O Brasil também foi um dos últimos na avaliação da percepção da democracia interna. Enquanto 83% consideram a democracia importante, apenas 51% acham que o país é democrático, uma diferença de 32 pontos percentuais. Veja a pesquisa na íntegra aqui.
Os 10 melhores avaliados por suas populações
1 China
2 Vietnã
3 Grécia
4 Malásia
5 Irlanda
6 Taiwan
7 Austrália
8 Dinamarca
9 Coreia do Sul
10 Áustria
Os 10 piores avaliados por suas populações
53 Brasil
52 Chile
51 França
50 Japão
49 Estados Unidos
48 Itália
47 Rússia
46 México
45 Hong Kong
44 Polônia