País com maior número de mortos e infectados por coronavírus, os Estados Unidos pretendem transformar a NBA, maior liga profissional de basquete do planeta, em exemplo de retomada do esporte e dos grandes eventos em tempos de pandemia.
Mesmo com a doença ainda em curva ascendente, o país planeja retomar a competição. Para tanto, organizadores elaboraram um plano complexo, que prevê a realização dos jogos sem público e em uma espécie de "bolha", dentro do complexo da Disney, na Flórida.
Em documento enviado na terça-feira (16) a jogadores e comissões técnicas, obtido pela ESPN, há detalhes de como deve ser a retomada dos jogos em um modelo curioso e que pode inspirar lições ao resto do planeta em tempos de covid-19. Interrompida em 11 de março, a competição será retomada com todas as partidas disputadas no ESPN Wide World of Sports Complex.
O local permite a realização de vários jogos simultaneamente, além de contar com estrutura de hotel e área para treinamentos. Conforme as regras, os jogadores serão testados regularmente para covid-19. Quem positivar, será colocado em isolamento por 14 dias - condição que só poderá abandonar após testar negativo por duas vezes.
Os organizadores também usarão tecnologia de vídeo para ajudar no rastreamento de contatos. Qualquer pessoa que tenha estado por pelo menos 15 minutos a menos de um metro e meio de alguém infectado (ou teve contato direto com secreções ou excreções dela) será considerado um contato próximo e também será testado.
Os jogadores e a delegação usarão gadgets, como anéis que medem a temperatura e as frequências cardíaca e respiratória.
O uso de máscara de proteção será obrigatório em ambientes fechados. Durante os jogos, atletas, comissão técnica e árbitros não precisarão usar os equipamentos.
Também será criada uma linha telefônica anônima para denunciar violações às regras - quem não cumpri-las, poderá ser multado, suspenso ou removido do complexo. Os jogadores serão instruídos a não cuspir, limpar a bola com a camiseta ou passar as mãos na boca durante os jogos.
Entre 23 e 30 de junho, os jogadores começarão a ser testados. Entre 7 e 21 de julho, as equipes viajam para a Disney. Após a chegada, ficarão isolados nos quartos dos hoteis (serão três) por até 48 horas, período em que devem testar por duas vezes negativo para covid-19. Entre 22 e 29 de julho, as equipes jogam três partidas contra outras equipes que ficam no mesmo hotel. A próxima fase da temporada e playoff correrá entre 31 de julho e 13 de outubro.
A retomada da competição ajuda o governo americano e favorece o discurso do presidente Donald Trump ao projetar uma imagem de que o pior da pandemia já passou. Essa sensação, entretanto, não condiz com a realidade. Em Estados que foram epicentro, como Nova York, a situação está mais controlada. Mas o país registra ainda registra alto índice de contágio. Segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 115,9 mil óbitos e mais de 2 bilhões casos no total. Há picos de covid-19 no Arizona, Texas e na Flórida. Na semana passada, 17 Estados viram um aumento no número de novos casos.