Danilo e Neymar estão fora dos jogos da fase dos grupos da Copa do Mundo. Ambos saíram da partida contra a Sérvia, na quinta-feira (24), com tornozelo inchado. Como o Brasil teve vitória, a classificação ficou próxima. Mais do que isso, no lugar de Neymar, Tite tem jogadores de muita qualidade.
Claro que Neymar é mais, mas ele deve ficar fora contra a Suíça pela proximidade do jogo, e depois ganha mais tempo sendo poupado para estar bem a partir das oitavas de final, quando o time passará a ter a verdadeira necessidade de seu exuberante futebol.
Na lateral direita temos uma situação diferente. Danilo jogou muito bem. Seu substituto é Daniel Alves, o jogador mais discutido na convocação por sua idade e pelo fato de que não estava jogando. Mas é o que tem. Menos mal que os adversários não são os mais poderosos, e as vitórias devem chegar com tranquilidade. Depois é outra competição com 90 minutos e não pode haver erro.
Decepcionante
Narrei o jogo da Holanda contra o Equador. Péssimo jogo, lento e sem lances de qualidade. Do Equador nem esperava muito, e a grande decepção ficou por conta da Holanda. Não tem um grande jogador, não tem estrutura coletiva apreciável, ou seja, mesmo que esteja praticamente classificada, não tem bola para ir muito longe.
Oitavas
Portugal ou Uruguai. Uma dessas seleções deverá enfrentar o Brasil nas oitavas de final. O primeiro de um grupo pega o segundo do outro grupo. Será um jogo perigoso se o adversário for Portugal. Tem bons jogadores, tem coletivo de qualidade e tem Cristiano Ronaldo. Mesmo já sem a mesma velocidade e força, ainda é um super craque.