Entre os muitos efeitos colaterais da recuperação pós-enchente, está o aumento na procura por serviços de reparação. Especializada em instalação e manutenção de bombas hidráulicas, a Bombas Sinos, de Novo Hamburgo, está fazendo esforço muito acima do normal para limpar e secar motores elétricos de indústrias da Região Metropolitana.
Cerca de 150 equipamentos já foram recuperados. Segundo a empresa, enquanto um novo motor leva até 120 dias entre a compra, a entrega e a instalação, a limpeza é feita em quatro ou cinco dias. O custo para a higienização das máquinas corresponde a cerca de 10% do valor de um equipamento novo.
— Nunca passamos por uma situação assim. É uma operação de guerra. Estamos revezando equipes e trabalhando nos fins de semana e feriados para dar conta da demanda e ajudar a região a se reerguer — diz o sócio da Bombas Sinos, Eduardo Goulart.
Apenas uma indústria, lembra o empresário, mandou 160 motores de uma só vez. Entre os clientes, estão empresas Porto Alegre, Canoas e Esteio.
*Colaborou João Pedro Cecchini