O parque tecnológico do empreendimento Prado, chamado PradoTech, em Gravataí, vai abrir oficialmente as portas de sua Casa das Starups na próxima terça-feira (22).
Com 12 empresas confirmadas, a incubadora tem estrutura de coworking, salas e uma arena para eventos. No total, há 20 salas individuais e 20 espaços de trabalho coletivo para as startups interessadas em período de incubação de até três anos.
A Casa das Startups faz parte do Prado bairro-cidade, empreendimento do Instituto Prado. Para ter espaço na estrutura, as empresas investem a partir de R$ 1,8 mil. O aluguel do espaço individual, segundo o presidente do instituto, Carlos Gerdau Johannpeter, permite que as startups usem as áreas comuns do complexo, incluindo a arena.
— O PradoTech tem convênio com o Tecnopuc, assim as startups da casa podem usar as instalações e laboratórios como se fossem de lá — acrescenta o empresário.
Conforme Susana Kakuta, que dirige o PradoTech, a ambição é tornar as instalações uma referência no desenvolvimento não só da região, mas de todo o Estado. Entre "residentes" da Casa das Startups, estão negócios focados do mercado automotivo, como a Prakaranga, plataforma digital de soluções para o varejo, e a Tru, uma revenda digital de veículos.
Também estarão no espaço Netspaces, de transações imobiliárias em tempo real, Azape, de meios de pagamento, Bestlink Intermediações e Conexões, Greenclub.Eco, GWA, de reciclagem, IpaySoluções Financeiras, Izzie-IT, Leeg, para documentos, Nforests Carbono e e Simpay Pagamentos.
* Colaborou Mathias Boni