O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
No primeiro ano de operação em todo o Brasil, o aplicativo de telemedicina assíncrona Olá Doutor, desenvolvido pelo gaúcho Anderson Zilli, superou a marca dos 100 mil downloads. O app tem também cerca de 35 mil pacientes cadastrados, e realiza aproximadamente mil consultas por mês.
No Olá Doutor, o atendimento médico ocorre via chat. Por troca de mensagens de texto, áudios, vídeos ou fotos, os pacientes podem fazer uma consulta completa. Caso o médico julgue necessário, é possível ainda obter prescrição de medicamentos, inclusive os controlados e que são permitidos por telemedicina, exames e atestados, tudo dentro do aplicativo.
O aplicativo focado em consultas médicas remotas foi criado pelo gaúcho Anderson Zilli, especialista em inteligência estratégica que atua há 20 anos no mercado de software. De acordo com Zilli, a ideia do app é, cada vez mais, alcançar o público que não tem acesso imediato à saúde, sem a obrigação de aderir a um plano e sem mensalidades.
— Além dessa praticidade, eles podem falar da mesma forma que se comunicam com qualquer pessoa no whatsapp. Simples, fácil e rápido — explica Anderson, acrescentando que o aplicativo foi elaborado inicialmente em 2020, já em meio à pandemia, mas que começou a operar somente em 2022.
A plataforma conta com cerca de 700 médicos, certificados pelo Conselho Federal de Medicina, que atendem em pelo menos 23 especialidades. Segundo a empresa, que tem sede em Caxias do Sul, o tempo médio de espera para atendimento atualmente é de quatro minutos.