A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que até agora apoiava o Brazilian Footwear, programa de apoio às vendas ao Exterior do segmento, vai ampliar o incentivo ao setor calçadista.
Em acordo assinado na sexta-feira (5) entre Apex e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o órgão ligado ao governo federal passa a estimular outras iniciativas que tenham impacto direto na exportação, como o programa Origem Sustentável - de certificação ESG do segmento - e as feiras organizadas pela entidade.
Conforme Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados, o primeiro efeito prático da extensão da parceria será trazer compradores internacionais de todos os continentes para a feira Brazilian Footwear Show (BFShow), que terá sua primeira edição entre 21 e 23 de novembro, no Centro de Eventos da Fiergs.
— O apoio da ApexBrasil demonstra a importância econômica e social do setor calçadista brasileiro e leva o nosso calçado para um patamar de referência internacional. A participação da agência como apoiadora oficial da BFShow certamente permitirá a vinda ao Brasil de alguns dos principais players do varejo de calçados no mundo — avalia o executivo.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, justificou a extensão afirmando que a parceria com a Abicalçados "sempre foi motivo de orgulho para a agência":
— Precisamos valorizar esse segmento importante da indústria nacional, que além de trabalhar fortemente a sustentabilidade, contribui com mais de US$ 1,3 bilhão para a balança comercial brasileira e gera, diretamente, mais de 300 mil empregos no país.
No ano passado, as indústrias calçadistas brasileiras venderam ao Exterior 142 milhões de pares, que geraram US$ 1,3 bilhão, melhor resultado em 12 anos e 45,5% maior do que o registrado em 2021. Conforme relatório da Abicalçados, as empresas associadas ao Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil, responderam por mais de 80% do valor gerado pelos embarques.