Depois da sexta-feira (5), quando as ações mais negociadas da Braskem fecharam com alta de 23,6%, havia expectativa sobre o que ocorreria nesta segunda-feira (8).
Ainda antes da abertura do mercado, porém, a companhia que é dona de quase todo o polo petroquímico no Rio Grande do Sul comunicou que sua controladora, a Novonor (ex-Odebrecht), recebeu, sim, uma proposta de compra.
Conforme a nota, a Novonor informa ter recebido "proposta, não vinculante, a qual será avaliada em conjunto com as demais partes interessadas" (destaque da coluna, leia a íntegra no final do texto). "Demais partes interessadas", no caso, A Novonor tem 50,1% das ações ordinárias e 38,3% do capital total da petroquímica, enquanto a Petrobras tem 47% das ações ordinárias e 36,1% do capital total.
Na sexta-feira (8), o fato novo especulado pelo mercado foi a entrada de uma operadora no negócio, a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc). A estatal teria se unido à gestora de investimentos americana Apollo para propor a compra de 100% da Braskem, incluindo a fatia da Petrobras.
Essa novela se estende desde 2019, quando a venda estava encaminhada com a LyondellBasel, mas foi interrompida por falta de informação sobre um passivo importante da Braskem, relacionado a danos provocados pela mineração de sal-gema em Maceió (AL). A Novonar precisa concluir a venda para pagar os credores e sair da recuperação judicial pedida logo depois do fracasso da negociação da venda da Braskem.
A íntegra do comunicado
FATO RELEVANTE
São Paulo, 08 de maio de 2023 - A Braskem S.A. (“Braskem” ou “Companhia”) (Ticker B3: BRKM3, BRKM5 e BRKM6; NYSE: BAK; LATIBEX: XBRK), em continuidade ao Fato Relevante divulgado no dia 05 de maio de 2023 a respeito de notícia veiculada na mídia sobre a eventual proposta para compra do controle da Braskem, vem comunicar ao mercado em geral que recebeu a seguinte informação complementar da Novonor:
“Prezados, informamos que, após nossa última mensagem a V. Sas., recebemos uma proposta, não vinculante, a qual será avaliada em conjunto com as demais partes interessadas. Manteremos V. Sas. informadas caso haja qualquer evolução material sobre o tema.”
A Braskem informa que seguirá apoiando os Acionistas e manterá o mercado informado sobre desdobramentos relevantes, em cumprimento com as legislações aplicáveis.
São Paulo, 8 de maio de 2023.
Pedro van Langendonck Teixeira de Freitas
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Braskem S.A.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo