A chuva adiou a chegada do dirigível que vai sobrevoar o South Summit a Porto Alegre (veja como funciona no vídeo acima).
O objeto voador bem identificado saiu na manhã desta segunda-feira (27) de Imbituba (SC) e deve chegar à capital gaúcha ainda no final da tarde, depois de desfilar, no sábado, no céu azul de Florianópolis. Em seguida, teve de esperar uma abertura nas nuvens para seguir viagem.
Como a coluna informou no início do mês, o dirigível foi contratado pelo Sistema Fetransul para marcar sua participação na feira internacional de inovação que começa na quarta-feira (29). A aeronave, que se caracteriza como ADB-3-3, recebeu certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 22 de dezembro de 2022. Esse primeiro modelo tem autorização para fazer publicidade nos céus - trabalho para o qual foi chamada pela entidade do setor de transportes.
Presidente da Airship do Brasil, Paulo Caleffi, disse à coluna que o desenvolvimento começou há 30 anos, com uma pesquisa sobre os motivos da desaparição dessa alternativa. O principal é o incêndio do Hindenburg, durante um voo com passageiros sobre New Jersey (EUA), em 1937. Com novas tecnologias, relatou Caleffi, há várias iniciativas para retomar projetos em todo o mundo. A Airship quer sair na frente.
Como surgiu o dirigível "gaúcho"
Como a coluna relatou, o projeto nasceu em 1994 e exigiu investimento de R$ 100 milhões da Airship do Brasil, empresa ligada à Transportes Bertolini, com sede em Manaus (AM), mas integrante do grupo de mesmo que tem sede no Estado e atua em mobiliário. A iniciativa foi de Irani Bertolini, que buscava um equipamento aéreo que atendesse às necessidades da Amazônia.
O tamanho: tem 46 metros de comprimento (o equivalente a quase meia quadra)
Capacidade atual de carga: uma tonelada
Capacidade de transporte de passageiros: cinco pessoas, além do piloto
Capacidade de carga ambicionada: 30 toneladas
Para que serve: neste momento, tem licença apenas para expor publicidade (caso da viagem que faz a Porto Alegre), mas no futuro quer ser um meio de transporte de carga
O que usa para flutuar e se mover: para subir e descer, usa gás hélio, que não é inflamável. Esse gás enche o "envelope", que tem outros dois balonetes. Quando se inflam, comprimem o hélio e o dirigível sobe, quando são esvaziados, o hélio se expande e o dirigível sobe. O motor para locomoção é abastecido a querosene de aviação.