A inflação e a redução do poder de compra têm esvaziado os carrinhos de compra dos brasileiros nos supermercados de todo o país. Uma nova pesquisa da Nextop, empresa que fornece tecnologia para o varejo, demonstrou que a quantidade de produtos deixados pelos consumidores na boca do caixa cresceu 63,32% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021.
Nesse período, cerca de 285 mil produtos foram abandonados nos caixas de supermercados, ante 174 mil no mesmo período do ano passado. São itens que o consumidor desiste de levar por falta de dinheiro para pagar pela compra.
Dos 10 produtos mais abandonados pelos consumidores, conforme a Nextop, metade são da cesta básica, como açúcar, leite, óleo, arroz e café. Outros itens que completam a lista dos itens dos quais se desiste com mais frequência são cerveja, refrigerante, leite condensado, margarina e bebida láctea.
— Mesmo com a deflação dos últimos meses, os produtos não baixam de preço nas prateleiras dos supermercados, eo consumidor não tem condições de levar tudo do que precisa — observa Juliano Camargo, CEO Nextop.
A Nextop levantou os dados de "não venda" utilizando inteligência artificial e big data. Foram considerados itens cancelados, cupons cancelados e produtos que tiveram preço consultado no caixa, mas não levados pelo consumidor. A pesquisa compilou dados em 982 supermercados de médio e pequeno porte que somam R$ 2,5 bilhões em faturamento.
Os 10 produtos mais abandonados no caixa
1. Cerveja
2. Leite
3. Açúcar
4. Refrigerante
5. Óleo
6. Arroz
7. Café
8. Leite condensado
9. Margarina
10. Bebida láctea
* Colaborou Mathias Boni
Leia mais na coluna de Marta Sfredo