A Campanha gaúcha vem se destacando como novo destino na rota do enoturismo no Estado. Aproveitando esse crescimento e sua localização a apenas 10 quilômetros da fronteira com o Uruguai, em Santana do Livramento, a vitivinícola Cordilheira de Sant’Ana oferece opções de passeio para turistas que visitam a região.
O empreendimento foi criado em 2000 pelo casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo, que já tinham experiência trabalhando com grandes vinícolas no Rio Grande do Sul.
A propriedade tem 45 hectares, dos quais 23 hectares são de área plantada com videiras. A produção chega a 40 mil litros de vinho por ano. Entre as variedades utilizadas, estão tannat, cabernet sauvignon, merlot, pinot noir e chardonnay
— Estamos em um terroir (área de cultivo de vinhedos com características específicas) propício para uvas viníferas. O solo é arenoso e temos estações bem definidas. No inverno, a videira precisa de 300 horas de frio, e aqui temos, e no verão, as muitas horas de sol e calor ajudam na maturação e na produção de açúcar natural. Também estamos no Paralelo 31, que é reconhecido mundialmente pelo terroir único e pela qualidade dos vinhos produzidos nesse traçado — reforça Márcia Ocano, coordenadora de turismo do empreendimento.
A vinícola tem apostado na atração de turistas. Passou a oferecer diferentes opções de atividades, como visitas guiadas pelo vinhedo e na área de produção das bebidas, com explicações técnicas e, claro, com degustações dos vinhos da casa. Ainda tem possibilidade de degustação harmonizada, com tábuas de frios e outros pratos, ou um piquenique acompanhado de uma garrafa de vinho e uma cesta de aperitivos no meio do parreiral.
Para grupos de pelo menos 10 pessoas, a Cordilheira ainda oferece a possibilidade de comer um tradicional churrasco da Campanha, sempre regado a vinho.
— A propriedade oferece diferentes experiências aos visitantes, que se adequam a cada grupo. A visita guiada é para quem quer aprender sobre o processo do vinho, mas também temos opções para quem quer vir só relaxar e degustar — complementa Márcia.
A Cordilheira de Sant’Ana recebe em média entre 80 e 100 visitantes ao mês, além de grupos maiores de excursões. A vinícola pretende aumentar esse número no futuro, investindo na estrutura para receber turistas. Um fator que contribui para atração de público é justamente a proximidade com a fronteira entre Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai, tradicional ponto de compras para moradores do Estado.
— A fronteira é um grande chamariz. Recebemos muitos visitantes que vêm fazer compras e acabam ficando um pouco mais, é uma nova tendência. Antes as viagens eram voltadas somente às compras. Isso está mudando com a maior divulgação das opções de lazer na região, como a nossa vinícola, então os visitantes têm aproveitado para passar mais tempo e conhecer novos lugares, fazendo passeios de dois ou três dias — destaca a coordenadora de turismo da Cordilheira.
Serviço: a Cordilheira de Sant’Ana abre todos os dias. De segunda a sexta, funciona das 8h às 16h, e em sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. A entrada e a visita à vinícola são gratuitas, enquanto degustações com três vinhos custam R$ 30, e com seis, R$ 60. A degustação harmonizada com seis vinhos e tábua de frios sai por R$ 130 por pessoa, e o preço do churrasco completo, também com degustação de seis vinhos, é de R$ 250, sempre por pessoa.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br e mathias.boni@zerohora.com.br, ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Mathias Boni