Com a chegada da primavera, o primeiro parque de lavanda do Brasil, o Le Jardin, em Gramado, começou a viver o auge da sua temporada anual. É o período de florescimento que pinta a paisagem de lilás e inunda o espaço com o perfume da espécie predominante mas também várias outras.
Com cerca de 3,5 hectares, o empreendimento foi criado em 2006 por Jorge e Patrícia Simão. O casal inicialmente comprou a propriedade para aproveitar como casa de campo, mas, aos poucos, foi colecionando diferentes espécies de plantas e flores, que se juntaram às nativas.
Por indicação de um amigo que morava nos Estados Unidos, o casal começou a introduzir a lavanda na propriedade. Encantados com a beleza e o cheiro da flor, e inspirados nos campos europeus e norte-americanos, resolverem abrir o Le Jardin ao público.
— Na primavera, ocorre o florescimento das lavandas, principalmente depois do início de outubro, então o parque fica com uma intensidade de cores e aromas que é impressionante. Agora já estão bem roxas, com uma cor linda, e nas próximas semanas vão ficar mais bonitas ainda — destaca Vinícius Balzaretti, gerente do Le Jardin.
Além da coleção de lavandas, o parque tem mais de uma centena de outras espécies. Apesar de viver o seu auge na primavera, o Le Jardin se mantém aberto e florido o ano inteiro, recebendo média anual próxima a 12 mil visitantes por mês.
O complexo tem atrações além do jardim e das estufas. Uma é um bistrô que serve pratos quentes e lanches, onde os visitantes podem almoçar ou tomar um café e comer uma torta à tarde aproveitando a vista. Outra é uma loja de artigos de decoração e de cosméticos, produzidos a partir da própria lavanda, além de outras matérias-primas naturais. Oferece sabonetes, óleos, cremes hidratantes, velas e aromatizantes.
— Além de muito bela e com ótimo aroma, a lavanda ainda tem diversas propriedades benéficas ao corpo. Por isso dizemos que o parque é o local ideal para descansar, recuperar-se do desgaste da semana e se conectar com a natureza e com as pessoas que estão à sua volta. É para chegar e relaxar até esquecer que horas são — brinca Vinícius.
Serviço: o Le Jardin abre de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30. O preço dos ingressos variam de acordo com a idade do visitante: menores de seis anos não pagam, R$ 15 para crianças até 12 anos e idosos, e R$ 30 para os demais. O espaço também recebe animais de estimação.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br e mathias.boni@zerohora.com.br, ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Mathias Boni