Plataforma digital de leitura desenvolvida no Rio Grande do Sul, O Elefante Letrado passou a usar uma ferramenta de inteligência artificial. Segundo a empresa, o recurso auxilia professores a avaliar a evolução e a fluência da leitura oral de seus alunos, emite relatórios precisos sobre o desempenho cada estudante e gera um ganho de tempo para os educadores, que podem se dedicar mais ao planejamento pedagógico.
Os desenvolvedores da novidade se utilizaram das ferramentas mais recentes de tecnologia da informação e neurociência para avaliar e comparar com rapidez e precisão a evolução dos estudantes, em projeto pioneiro no Brasil.
Segundo Scheila Vontobel, fundadora do Elefante Letrado, o sistema é sistema inédito no país e dá um instrumento valioso aos educadores possam ajudar seus alunos, realizando intervenções necessárias para que desenvolvam habilidades de leitura de maneira mais efetiva.
O Elefante Letrado é uma plataforma digital que apoia, por meio da inovação, a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em todo o Brasil, cerca de 2,5 mil escolas utilizam o serviço, presente em 558 cidades de todos os Estados e em n países. Desde sua fundação, em 2013, mais de 10 milhões de livros já foram lidos por meio da plataforma.
* Colaborou Mathias Boni