Com sede no Parque Tecnológico da Unisinos, o Tecnosinos, a Impare Educação desenvolve projeto com secretarias municipais de educação para aplicar metodologia de desenvolvimento de competências socioemocionais entre os estudantes.
No Rio Grande do Sul, por meio de parceria com o Instituto SLC, o sistema é adotado por escolas de nove municípios: Tapejara, Espumoso, Casca, Santo Ângelo, Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Cruz Alta e Horizontina. As cidades foram escolhidas com base na atuação do Grupo SLC.
Baseado em princípios comuns entre a Organização das Nações Unidas, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e a Base Nacional Comum Curricular, o método não convencional é focado na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Segundo a empresa, o objetivo é formar cidadãos de forma mais integral e humanizada, por meio da abordagem chamada de "educação sensível", focada no desenvolvimento de habilidades como senso crítico e autonomia. Fátima Burin, gestora comercial da empresa, pontua que a educação precisa ir além da criação de bagagem de conhecimento.
Além de auxiliar com sugestões de atividades e material paradidático para docentes e famílias, a Impare Educação também faz o acompanhamento pedagógico de forma direta com os profissionais de educação, oferecendo acesso a plataforma interativa e aplicativo. A meta da edtech é aplicar o método em 41 cidades de 10 Estados.
* Colaborou Camila Silva