Especializada em animação, a porto-alegrense Berro Motion intensifica a exportação do traço desenhado no Estado.
A empresa fechou contrato com marcas italianas para fazer campanhas, incluindo uma relacionada às festas de fim de ano.
Um dos novos clientes do Exterior é uma unidade da Blauer USA, loja de roupas e acessórios para motociclismo, em Pádua, província na região do Vêneto, para o qual fez uma vitrine animada. A Berro vai fazer com que o símbolo da marca, um urso, movimente-se em um vídeo de realidade aumentada projetado na fachada, para dar a sensação de interagir com quem passa na calçada.
Outro trabalho é para a Educom, agência de marketing e conteúdo focada no setor médico e farmacêutico. Neste caso, será um vídeo de uma campanha sobre a tireoide. A Berro aplica a técnica motion design, que usa elementos gráficos, como símbolos, texto e ilustrações na produção de vídeos.
É a economia criativa gaúcha de exportação, como a Pé Grande, que fez um trabalho para os Estados Unidos. E sim, ambas têm nomes curiosos. O da Berro vem de seu propósito: comunicar e ser ouvida. O argumento é de que berrar faz parte de um ato exagerado, que ultrapassa barreiras, assim como a animação, em que gestos, sons e cores precisam extrapolar os limites do desenho estático para ganhar vida.
No mercado desde 2015, os primeiros projetos no Exterior feitos pela empresa foram realizados em 2019. Na ocasião, a Berro foi procurada por agências da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo Bernardo Assis Brasil, um dos sócios da Berro Motion, a empresa tem projeções "bem ambiciosas":
— Queremos aumentar o time de criação e o comercial. Também reestruturamos nosso site com versão em inglês por causa desses trabalhos internacionais.
A projeção está relacionada à recuperação nos negócios. Em maio deste ano, o faturamento acumulado em 2021 já havia sido maior do que todo o registrado no ano anterior. A previsão é fechar movimentando com R$ 500 mil.
* Colaborou Camila Silva