Durante a graduação no curso de Design na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Gabriel Vedana e Felipe Galvão conheceram a animação em 3D. Alguns anos depois, os amigos e sócios abriram o Pé Grande, estúdio especializado na tecnologia.
Agora, em meio à pandemia, comemoram a entrega de uma campanha para a sopa Campbell's, que já foi levada para o mundo da arte por Andy Warhol. É a primeira vez que o estúdio produz material exclusivo para os Estados Unidos.
Em cerca de dois meses, o estúdio gaúcho executou o projeto desenvolvido por empresas do ecossistema global de animação. A produtora Psyop e a argentina Gizmo contrataram o Pé Grande. O designer americano Jack Anderson foi responsável pela direção da animação.
A campanha exclusiva para os Estados Unidos (veja o filme aqui) mostra a amizade de Emma e Liam, duas crianças de sete anos. Liam está entediado em casa após ter quebrado uma perna. Emma faz um boneco de neve para alegrar o amigo. A animação mostra Emma levando-o até a casa de Liam e termina com os dois se aquecendo com a sopa.
— Já atendemos a marcas internacionais como Lego e Avon, mas emplacar projetos exclusivos para o Exterior é muito difícil, uma situação muito pontual. Precisamos valorizar que uma empresa americana 'veio' a Porto Alegre buscar nosso trabalho. Eles poderiam contratar empresas mais próximas, mas apostaram no nosso trabalho.
Com sede no bairro Petrópolis, a empresa emprega 10 funcionários. Atualmente, todos estão em home office. Na avaliação dos sócios-fundadores da empresa, a Capital gaúcha conta com um "bom grupo" de empresas que desenvolve bons projetos para o mercado de atuação, como a Hype Studio, especializada no desenvolvimento de produção de conteúdo - como séries de televisão — em animação.
— Ainda durante a faculdade começamos a trabalhar no núcleo 3D da ESPM. Fizemos projetos para produtoras e abrimos um negócio com outro sócio, mas não deu certo. Decidimos desfazer a sociedade e abrir o Pé Grande — conta Vedana.
No mercado há sete anos, a empresa desenvolve animações 3D para o mercado publicitário. Vedana diz que a pandemia acelerou esse mercado, por ser uma alternativa às produções com atores:
— É um trabalho que pode ser facilmente desenvolvido à distância. Até que a situação se normalize, haverá aumento de demanda.
A coluna ficou curiosa sobre a escolha do nome da empresa. Segundo Galvão, está mesmo ligado à fugura que vê "relacionada a animações e ao imaginário". Mas também é símbolo da cultura da empresa de manter "sempre os pés no chão".
*Colaborou Camila Silva