O primeiro VTL completo da Marcopolo, chamado Prosper, vai operar em uma rota turística da Giordani Turismo, da serra gaúcha. Esse mercado de turismo é um dos que a fabricante de carrocerias de ônibus de Caxias do Sul (RS) quer explorar com esse novo produto.
A Marcopolo Rail vai montar em Caxias do Sul até cem carros por ano, cada um com capacidade para 280 pessoas. Em composições urbanas, estão previstas conexões de até quatro vagões, somando 760 lugares.
Conforme os executivos da Marcopolo, a empresa vai buscar mercado não só no Brasil, mas na América Latina. Há expectativa de "novos editais" para a implantação de transporte por VLT, já que dos 63 grandes centros urbanos do país, só 13 têm esse tipo de serviço. A empresa já tem conversas com potenciais clientes, cidades do Nordeste e no Sul.
A Randon, também de Caxias, é parceira no projeto, com fornecimento de partes chamadas estrado e truck. O motor e acessórios serão fornecidos pela alemã Voith, mas a ambição da Marcopolo é ter alto conteúdo local para facilitar manutenção, reposição de peças, além de acelerar a entrega.
Uma das origens da incursão da Marcopolo na área metroferroviária é parceira com a Coester para a construção do People Moover, que chegou a ser planejado para Canoas, mas foi interrompido, e neste ano venceu a concorrência para instalação no maior terminal aéreo do país, o de Guarulhos. Depois, veio a decisão de levar os vagões para rodar "em terra".
A Rail é uma empresa derivada da Next, por sua vez uma divisão de negócios focados no futuro da mobilidade – outro sintoma da cultura de startup. A fabricante de carrocerias de ônibus vinha testando o mercado metroferroviário desde 2019. Agora, integrada à Next, a Marcopolo Rail eleva a aposta sobre os trilhos. Vai abrir um novo ciclo de ampliação de seu portfólio, que começará com este lançamento do Prosper VLT e seguirá pelos próximos anos com novas soluções.