Demorou mais do que estava previsto, mas na noite de quinta-feira (26), o governo federal autorizou a contratação do consórcio que irá construir o "people mover", veículo que fará a ligação entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a linha de metrô de superfície entre a capital paulista e o terminal.
O veículo é como o transporte que liga o trensurb ao Salgado Filho, em Porto Alegre. O consórcio AeroGRU formado por Aeromóvel Brasil, HTB, responsável pela obra de ampliação do Salgado Filho, TSEA Energia (novo nome da Toshiba South America) e FBS Construtora venceu licitação concluída no ano passado.
- Ultrapassamos uma etapa fundamental que é a autorização para contratação. Agora, o próximo passo é o reequilíbrio do contrato com as novas determinações. A previsão para o início das obras é para as primeiras semanas de janeiro. Pode ser mais rápido que isso, mas como os processos são complexos, estamos estimando esse período - relata Marcus Coester, CEO do Aeromóvel Brasil.
O documento assinado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que a construção do equipamento e a operação do transporte devem ser feitas pelo consórcio. Segundo Coester, o período de administração é estimado em 12 anos. A previsão é que o "people mover" entre em operação em 2022:
- A expectativa é grande, o transporte será importante não só para melhorar a operação do aeroporto, mas principalmente por fazer a ligação com a linha de metrô.
A linha 13-Jade da CPTM fica a cerca de dois quilômetros de distância do aeroporto de Guarulhos. Para chegar a um dos três terminais de embarque por transporte público, é preciso usar um ônibus circular. Conforme informações do governo de São Paulo em dezembro passado, quando o consórcio venceu a licitação, o valor da obra era de R$ 175 milhões.