Especializada na fabricação de computadores de alta performance, a startup Razor Computadores, de Passo Fundo, arrecadou R$ 1,7 milhão em sete dias. Os recursos foram obtidos por meio de um equity crowdfunding, mecanismo que oferece oportunidades de investimento online em startups e empresas em expansão. O valor resultante foi 231,9% superior à meta inicial.
A startup nasceu em 2014, como "um negócio bem despretensioso" segundo definição do CEO, Gregory Reichert. Apaixonado por computadores desde criança, aos 18 anos decidiu abrir uma assistência técnica:
— Alugamos uma sala pequena. O André, meu irmão que hoje também é sócio do negócio, ajudou a fazer a marca. Ficávamos próximos ao campus da Imed, o que rendeu bastante serviço. Aos poucos, passamos a receber pedidos de clientes que gostariam de comprar computadores.
Em 2015, a partir da demanda, a startup lançou um e-commerce de venda de computadores. Inicialmente, o foco foi o mercado de games, mas a estratégia não deu muito certo. André Reichert, irmão de Gregory e sócio da startup, detalha a virada no jogo:
— Sou arquiteto. Em 2016, trabalhava em um escritório e precisava de um computador novo. Falei com meu chefe para comprar na loja do Gregory, um computador que atendesse a nossas demandas. Foi assim que a Razor fez sua primeira venda consultiva
No ano seguinte, André virou sócio, e a empresa se tornou especialista na montagem de workstations, máquinas de alto desempenho para uso profissional. Neste segmento, a startup gaúcha compete com gigantes globais como Dell, HP e Lenovo.
— Focamos em um nicho mal assistido pelas grandes marcas. Percebemos que as gigantes tratavam produtos de custo relativamente alto como uma venda de varejo, quando o desejo dos clientes era ter uma experiência consultiva que atendesse sua real necessidade — afirma Gregory.
Os componentes utilizados na montagem são comprados de outras empresas. Segundo Gregory, o processo é "relativamente simples":
— Não tem magia. É como uma montadora de veículos, mas quem faz as peças é outra empresa. Temos contato mais direto com os clientes.
Com 30 funcionários, a startup já atendeu cerca de 1,5 mil clientes no Brasil e montou 3 mil máquinas. No portfólio, tem projetos para Petrobras e Globo.
—Para a Petrobras, montamos máquinas com softwares que facilitam a análise de campo nos poços de petróleo. Para a Globo, criamos uma unidade usada no desenvolvimento da vinheta de abertura da novela Deus Salve o Rei , em 2018 — afirma André.
Sobre a captação de recursos em apenas sete dias, Gregory afirma que o Hub de Inovação e o Programa Aliança Empresarial Norte RS criaram uma ponte entre a startup e potenciais investidores. Conforme a coluna informou, o objetivo do projeto é estimular a inovação e fomentar novos negócios com base nos pilares de empreendedorismo do Vale do Silício.
— Levamos seis anos para ter sucesso do dia para noite (risos) — brinca Gregory.
*Colaborou Camila Silva